Fevereiro 18, 2010

refletindo sobre essa adoração da imagem na construção dos sempre mesmos sabores e paisagens, desenvolvi um trecho pra letra dessa música que o rafa se referiu pensando em como, no meio punk, hardcore, anarquista, libertário, ou em qualquer grupo social e político, a imagem tem papel fundamental na construção de uma identidade alienada, sem nenhum grau de auto-reflexão.

isso é: compramos identidades como a um produto. um pacote completo, que inclui trajes, passos de dança, modo de falar e agir. essa compra, ou associação direta e irrestrita a uma imagem, ou conjunto de imagens e valores, cria uma relação alienada, em que o pacote adquirido deve ser aplicado tal como veio, sem que haja reflexão ou críticas a ele.

nos ligamos a esses conjuntos de idéias pela necessidade de pertencermos a algum grupo social. preenchemos o vazio de nossa existencia, num mundo turbulento e totalmente incerto, nos filiando a valores que não fazem realmente parte de nós, de uma maneira profunda e digerida.

de certa forma, acho que o pes descalços tem como uma de suas propostas romper com esse “absolutismo” dos nichos sociais. isso é: somos uma banda punk num show de rock, somos uma banda emo num show de punk, somos uma banda anarquista num show “só de som”, somos uma banda livre de drogas, mas não somos uma banda straigh, somos uma jam session num show de bandas ensaiadas.. desconstruímos os modelos que chegam pra gente, pegamos o que interessa, o que não interessa descartamos, criamos outras coisas, e assim crescemos, juntos,

mais ou menos por aí.

verdades, quando saem pra passear, se deparam com retratos tão fiéis que chegam a deturpar.
a necessidade tão latente de sentir-se parte de algo, pertencente, acaba por destruir as chances de não pertencermos a nada.
em cada beco ou esquina, um desejo pulsante. em cada traje que destruimos, um mundo se revela.
entre o preto e o branco, mil cores para criar. e usar.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: